INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
" São atitudes que tomamos individualmente que fazem o coletivo".( Alex Atala)
Interdisciplinaridade, palavra longa e bonita, ousada e moderna, vem de encontro às novas exigências culturais.
Interdisciplinaridade quer dizer: troca, espera, humildade, parceria, reciprocidade, apontam para a possibilidade de abrir fronteiras e de criar zonas de interação um com o outro.
É fundamental o encontro dos professores para planejar e executar projetos.
Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento, é a parte de um movimento que busca a superação da disciplinaridade/disciplina que deve ser entendido como parte dos estudos científicos e das disciplinas escolares como: matemática, biologia, ciências naturais, história, etc..
O SENTIDO INTERDISCIPLINAR
"O que somos é conseqüência do que pensamos". (Buda)
Esta palavra tem que ter sentido, a utilização da palavra nos permite ser, compreender, conhecer, agir e praticar. Ainda na busca por encontrar sentido para o ser e o pertencer interdisciplinar, um dialogo e as parcerias se fazem necessários.
Apesar das grandes mudanças legais, para melhorar a educação no Brasil, poucas são as ações implementadas, na prática ela tem sido "utopia". Nessa perspectiva o educador interdisciplinar na construção de uma política educacional deve contextualizar um processo vivido, ou seja, "rever o velho para torná-lo novo ou tornar novo o velho".
Encontrar um sentido para um ser, um pertencer e um fazer interdisciplinar está intimamente relacionado com o meio que cerca o individuo e perceber este encontro do eu (pessoal e social).
Pressupostos Interdisciplinares
"Todos vivemos sob o mesmo céu. Mas ninguém tem o mesmo horizonte". (Konrad Adenauer )
- Os pressupostas abrangem a critica de formas convencionais dos saberes disciplinares, que encaram problemas de forma parcial como também a complexidade que vê o mundo como todo indissolúvel e propõe abordagem multidisciplinar para a construção do conhecimento e prioriza indagações de natureza ética, estética e sócio- ambiental, nos mostra também que os pressupostos interdisciplinares não pode se reduzir a paredes, carteiras e equipamentos, mas que devido a Globalização ampliam-se no dialogo com o mundo.
EXEMPLO: Pressupostos conceptuais –
- Memória – Patrimônio - Cidade
Memória de um lugar Patrimônio remete para um legado da historia Cidade um conjunto de opções que criou o conceito-realidade de modo que os humanos passassem a usá-la como meio de privilégio cultural.
- Ciência – Técnica – Cultura
- Espaço e tempo
- Malhas – Eixos – Configurações, etc.
Contribuições das interdisciplinaridades no campo da
Ciência e do ensino
" A matemática deve ser útil, não nos esqueçamos, porém de que essa ciência é, acima de tudo, uma mensagem de Sabedoria e Beleza". (H Van Praag)
O termo disciplina pode ser usado no mesmo sentido que o de "ciência", ainda que inclua a noção de "ensinar ciência".
Há uma diferença entre a ciência como atividade de investigação de ensino: no entanto a ciência tem resultados de investigação e a disciplina como atividade de ensino. No entanto a ciência é ciência porque os resultados da investigação são, necessariamente, comunicados publicamente A comunicação (ou ensino) é uma parte substancial do processo de clarificação do pensamento cientifico. Ainda segundo Heckhausen são sete os critérios que permitem distinguir uma disciplina das outras:
O domínio material ou objeto de estudo; O conjunto possível de fenômenos observáveis; O nível de integração teórica; Os métodos; Os instrumentos de analise; As aplicações práticas; As contingencias históricas.
O intercambio mútuo e a integração recíproca de várias ciências. Esta cooperação tem como resultado um enriquecimento recíproco. (Piaget)
O Aspecto Humano da Contribuição Interdisciplinar
" Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da própria história". (Augusto Cury)
Os professores são considerados os profissionais que adquirem e desenvolvem conhecimentos a partir da política e a mais de duas décadas vem despertando um grande interesse na comunidade cientifica internacional e também tem sido discutidas no campo da didática, como no campo do currículo.
Todo esse empenho valoriza a construção no tratamento dos diferentes saberes.
"Conhece-te a ti mesmo" foi o símbolo encontrado em Sócrates por Fazenda (1994:19) que coloca que conhecer a si mesmo é conhecer em totalidade, interdisciplinarmente. No aspecto humano "conhecer a ti mesmo" é ir de encontro as suas raízes e raízes comuns que nos ligam aos nossos semelhantes e ao ambiente em que vivemos.
Essa relação entre autoconhecimento e cultura é fundamental na construção de seres humanos, a consciência do ser. Portanto a idéia de autoconhecimento está presente nas diversas tradições culturais da Humanidade.
Relação entre atitude e interdisciplinaridade
"Comece de onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode". ( Arthur Robert Ashe Jr.)
A maioria dos docentes aceita que é necessário educar em valores democráticos, conforme assinala Carbonell (2002:94), mas se converte em minoria quando se trata de concretizá-los na sala de aula no processo educacional, mas sobretudo, de vontade e atitude: há falta de coerência entre o discurso e a prática.
A interdisciplinaridade máxima supõe uma nova cultura pedagógica da escola integrada no projeto educativo, e que a equipe docente assuma o compromisso de trabalhar cooperativamente para pensar um novo ensino, que tem como objetivo, entre outros, a compreensão critica da realidade como via para a formação de uma cidadania mais livre, ativa e democrática. Isto supõe adotar opções ideológicas e morais na hora de priorizar alguns valores e combater outros.
TRANSDISCIPLINARIDADE
" A maior descoberta de minha geração é que seres humanos podem modificar suas vidas apenas mudando suas atitudes mentais".( William James)
A transdisciplinaridade não significa que as disciplinas colaboram entre si, mas significa que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. A transdisciplinaridade é mais integradora, ela organiza todo o conhecimento.
Este termo foi criado por Piaget no 1º Seminário Internacional sobre Pluri e Inter disciplinaridade, realizado na Universidade de Nice em 1970, onde o termo foi divulgado pela 1ª vez, dando inicio no estudo e pediu para os participantes pensassem no assunto.
A carta da Transdisciplinaridade, produzida pela UNESCO no 1º Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, 1994, realizado em Arrábida, Portugal, com a colaboração do CIRET, em que temos uma definição do conceito transdisciplinar:
Artigo3: "(...) a transdisciplinaridade não procura o domínio sobre outras disciplinas, mas a abertura de todas elas, aquilo que as atravessa e as ultrapassa (...)"
"Artigo 7: A transdisciplinaridade não constitui nem uma nova religião, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, nem uma ciência das ciências".
Temas Transversais
"" Eu ouço e esqueço. Eu vejo e me lembro. Eu faço e entendo". (Confúcio)
Ética – Meio Ambiente – Pluralidade Cultural – Trabalho e consumo – Saúde e Educação Sexual. `´
Blocos Temáticos:
Ética:
Respeito Mútuo
Justiça social – inclusão
Dialogo
Solidariedade
Meio ambiente:
Ambiente físico e biológico
Relações sociais, econômicas e culturais
Qualidade de vida
Equilibrio ambiental
Pluralidade Cultural:
Respeitar diferentes grupos e culturas
Incentivar o convívio dos diversos grupos
Promover enriquecimento cultural
Trabalho e consumo:
Consumo
Direitos
Desemprego
Outros
Saúde e Educação Sexual:
Noções básicas de higiene e saúde
Cada indíviduo é responsável pelo seu asseio e bem estar
TEMAS COMPLEXOS COMO:
Drogas
AIDS
Gravidez na adolescência
Temas Transversais e Educação: Como Entender e Aplicar os Temas Transversais
"Agora, pois permanecem a Fé, a Esperança e o Amor. Estes três. Porem o maior deles é o Amôr" (I Cor. 13,13).
Sem nota
Os TEMAS TRANSVERSAIS são questões sociais atuais e urgentes. Que devem ser colocados, ou vividos, em todos os momentos como em família, na escola e nas brincadeiras, são relacionados diretamente com valores. A escola deve trabalhar com valores pré-determinados. Os valores trazemos da família. Na escola serão ampliados. É necessário cuidar-se para não passarmos aos alunos um valor "unilateral", ou seja, o professor quer respeito, mas não respeita o aluno.
O professor deve saber como ensinar "solidariedade", "justiça", para tal deve trabalhar com : conceitos, procedimentos.O objetivo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e dos Temas Transversais é resgatar a cidadania, a dignidade, a auto-estima e o respeito .
As crianças devem pensar que por menor que sejam as ações isoladas refletem no todo podendo levar à catástrofes. Citamos como exemplo economizar a água, reciclagem, lixo no lixo, preservação do meio ambiente,etc Ao deixar a fase do egoísmo a criança criará novos comportamentos tendo como parâmetro ( valores) o comportamento do outro.
O conhecimento deve ser construído interagindo com a realidade. Registramos a importância da "transdisciplinaridade" que vai além, unindo conhecimentos escolares à realidade. Trans = vai além; tudo está em transformação. A transdisciplinaridade transforma a arrogância do saber na humildade da busca do conhecimento.
A transdisciplinaridade será melhor compreendida ao revermos o conceito da produção do conhecimento. Não há mais lugar para o conhecimento estático porque tudo se transforma e permeia todas as áreas do conhecimento.
O professor deve ser criador. Criar, não copiar, em cima do que é proposto. É necessário que faça sempre revisão consciente dos seus valores. Deve ser mediador entre conceitos, procedimentos e atitudes despertados, para eclodir quando as relações forem estabelecidas. Hoje, o aluno não é aquele que é ensinado, ele participa ativamente em busca do conhecimento. O aluno trabalha, faz pesquisas, relatórios, observações. O professor é seu orientador e conselheiro.
Utilizando-se dos Temas Transversais, o professor deve tratar de problemas sociais atuais,reavivando as potencialidades sujeito, trabalhando-as em todas as dimensões, pois para se conhecer o ser humano é necessário que todas as áreas do conhecimento sejam alicerçadas, cada uma sob seu ponto de vista.
A escola precisa ser diversificada apresentar coisas novas, oportunizar contato com novas experiências. Para isso o professor deve preparar o ambiente, organizar e planejar o espetáculo, os atores deverão ser os alunos.
O compartilhar entre professores e alunos exigem um novo "projeto pedagógico" Projeto pedagógico é a explicação dos princípios que nortearão a prática educativa: o que e de que forma ensinar. Deve definir com os princípios e valores com os quais a escola trabalha. Definir conteúdos e objetivos o acompanhamento e a avaliação. Os Temas Transversais devem fazer parte do planejamento, trabalhando-se as questões do dia-a-dia tratando-as de maneira prática e concreta, pensando-se em inovação.
Muitos professores só lêem o que são obrigados, tornando-se desatualizado, estreitando e cristalizando o seu universo. É necessário pois, que construa conhecimentos de forma criativa, que desenvolva potencialidades humanas e que vivencie valores humanos
O primeiro pensador a definir o ensino transdisciplinar como um grau mais elevado de interdisciplinaridade foi Jean Piaget
O ensino transdisciplinar, na visão de Jean Piaget, era um grau mais aprofundado do interdisciplinar.
(1896-1980). Segundo o educador, haveria um momento na história do pensamento humano em que a interdisciplinaridade alcançaria um grau de conexão tão intenso que as disciplinas, para além do diálogo, chegariam a um nível mais elevado de interação. Depois de Piaget, Morin e Cornelius Castoriadis (1922-1997) propuseram, em decorrência de suas reflexões acerca da teoria da complexidade, uma revisão no conceito de ensino que o mundo ocidental adotou a partir das teorias cartesianas e newtonianas sobre a realidade e seus desdobramentos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Martinelli, Marilu"Temas transversais e valores humanos" Editora Petrópolis/ SP
Besquets, Dolores Maria"Temas transversais em educação" Editora ÁticaVer escritoresPublicar artigo!Editar perfil
- Sem nota Menezes, Ebenezer Takuno; Santos, Thais Helena dos"Temas transversais" EducaBrasil
Temas Transversais e Educação: Como Entender e Aplicar os Temas Transversais publicado 4/03/2009 por Maria Edmir Maranhão em http://www.webartigos.com
FAZENDA, I. (org). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola; trad. Fátima Murad.-Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
Heckhausen, Jutta & Heckhausen, Heinz (2008). Motivation and action. Cambridge University Press. ISBN: 0521852595
Biografia da Autora
Prof. Elisia.
Autora:Maria Elisia de Godoi – Pedagoga, nasceu em Resende/RJ em 1942, meus pais vieram para Taubaté em 1948 onde fui criada, estudei, trabalhei, e me casei, tive seis filhos, vinte e um netos e um bisneto. Sempre adorei ler e escrever hoje sou Pedagoga, e me realizei, o curso veio de encontro dos meus ideais e com o auxilio da informática, pretendo fazer um Feedback, trocando idéias sobre Leis e propostas atuais para uma melhor qualidade vida. "Deste mundo nada vou levar, somente o que eu fizer de bom será computado, portanto vou caprichar sendo o mais útil possível para os meus semelhantes" Amo vocês...
Cursos Concluídos e Qualificações Complementares
Pedagogia – Gestão – Professora Ensino Infantil e Fundamental até 5º série
Conselheira de Saúde – Faculdade Dehoniana
Promotoras Legais – SOS Mulher de Taubaté
Computação Básica – UNITAU
Ação Social Voluntária – UNITAU
Recursos Humanos – Escola do Trabalho de Taubaté
Contabilidade Básica – Escola do Trabalho de Taubaté
Logística – Escola do Trabalho de Taubaté
Auxiliar de Enfermagem – Irmandade de Misericórdia de Taubaté
Gerente de Loja – SENAC
Decoradora – SENAC
Gestão de pequenos Negócios – AVAPE
Atendimento ao Cliente – AVAPE
Operadora de Telemarketing/telefonista – AVAPE / Instituto Sue-len-SJC
Capacitação em DSTs/HIV/AIDS – Departamento Médico Municipal – Tté
Agentes Públicos Municipais – Controladoria Geral da União 2006-2009
- Conselheira de Saúde – Representando o CECAB (Centro de Estudo Comunitário – Cultural Afro-Brasileiro
- 2007 – Certificado do Concurso sobre literatura – Concorri com 10 Poesias
- 2004 - Autora do livro:Minha História, Minha Vida.
- 2009 –Autora do Livro Didático Nossa História Começou na África.
- 2010 – Autora do livro sobre Anemia Falciforme
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