Maria Elisia de Godoi

Maria Elisia de Godoi

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


 

INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE

A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR

" São atitudes que tomamos individualmente que fazem o coletivo".( Alex Atala)

  
 


 

Interdisciplinaridade, palavra longa e bonita, ousada e moderna, vem de encontro às novas exigências culturais.

Interdisciplinaridade quer dizer: troca, espera, humildade, parceria, reciprocidade, apontam para a possibilidade de abrir fronteiras e de criar zonas de interação um com o outro.

É fundamental o encontro dos professores para planejar e executar projetos.

Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento,  é a parte de um movimento que busca a superação da disciplinaridade/disciplina que deve ser entendido como parte dos estudos científicos e das disciplinas escolares como: matemática, biologia, ciências naturais, história, etc..


 

O SENTIDO INTERDISCIPLINAR

"O que somos é conseqüência do que pensamos". (Buda)

Esta palavra tem que ter sentido, a utilização da palavra nos permite ser, compreender, conhecer, agir e praticar. Ainda na busca por encontrar sentido para o ser e o pertencer interdisciplinar, um dialogo e as parcerias se fazem necessários.

Apesar das grandes mudanças legais, para melhorar a educação no Brasil, poucas são as ações implementadas, na prática ela tem sido "utopia". Nessa perspectiva o educador interdisciplinar na construção de uma política educacional deve contextualizar um processo vivido, ou seja, "rever o velho para torná-lo novo ou tornar novo o velho".

Encontrar um sentido para um ser, um pertencer e um fazer interdisciplinar está intimamente relacionado com o meio que cerca o individuo e perceber este encontro do eu (pessoal e social).


 


 


 


 


 


 

Pressupostos Interdisciplinares

"Todos vivemos sob o mesmo céu. Mas ninguém tem o mesmo horizonte". (Konrad Adenauer )

  •     Os pressupostas abrangem a critica de formas convencionais dos saberes disciplinares, que encaram problemas de forma parcial como também a complexidade que vê o mundo como todo indissolúvel e propõe abordagem multidisciplinar para a construção do conhecimento e prioriza indagações de natureza ética, estética e sócio- ambiental, nos mostra também que os pressupostos interdisciplinares não pode se reduzir a paredes, carteiras e equipamentos, mas que devido a Globalização ampliam-se no dialogo com o mundo.

    EXEMPLO: Pressupostos conceptuais

    • Memória – Patrimônio - Cidade

    Memória de um lugar Patrimônio remete para um legado da historia Cidade um conjunto de opções que criou o conceito-realidade de modo que os humanos passassem a usá-la como meio de privilégio cultural.


     

    • Ciência – Técnica – Cultura
    • Espaço e tempo
    • Malhas – Eixos – Configurações, etc.


       


       

    Contribuições das interdisciplinaridades no campo da

    Ciência e do ensino


     

" A matemática deve ser útil, não nos esqueçamos, porém de que essa ciência é, acima de tudo, uma mensagem de Sabedoria e Beleza". (H Van Praag)


 

O termo disciplina pode ser usado no mesmo sentido que o de "ciência", ainda que inclua a noção de "ensinar ciência".

Há uma diferença entre a ciência como atividade de investigação de ensino: no entanto a ciência tem resultados de investigação e a disciplina como atividade de ensino. No entanto a ciência é ciência porque os resultados da investigação são, necessariamente, comunicados publicamente A comunicação (ou ensino) é uma parte substancial do processo de clarificação do pensamento cientifico. Ainda segundo Heckhausen são sete os critérios que permitem distinguir uma disciplina das outras:

O domínio material ou objeto de estudo; O conjunto possível de fenômenos observáveis; O nível de integração teórica; Os métodos; Os instrumentos de analise; As aplicações práticas; As contingencias históricas.

    O intercambio mútuo e a integração recíproca de várias ciências. Esta cooperação tem como resultado um enriquecimento recíproco. (Piaget)


 

O Aspecto Humano da Contribuição Interdisciplinar

" Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da própria história". (Augusto Cury)


 

Os professores são considerados os profissionais que adquirem e desenvolvem conhecimentos a partir da política e a mais de duas décadas vem despertando um grande interesse na comunidade cientifica internacional e também tem sido discutidas no campo da didática, como no campo do currículo.

Todo esse empenho valoriza a construção no tratamento dos diferentes saberes.

"Conhece-te a ti mesmo" foi o símbolo encontrado em Sócrates por Fazenda (1994:19) que coloca que conhecer a si mesmo é conhecer em totalidade, interdisciplinarmente. No aspecto humano "conhecer a ti mesmo" é ir de encontro as suas raízes e raízes comuns que nos ligam aos nossos semelhantes e ao ambiente em que vivemos.

Essa relação entre autoconhecimento e cultura é fundamental na construção de seres humanos, a consciência do ser. Portanto a idéia de autoconhecimento está presente nas diversas tradições culturais da Humanidade.


 

Relação entre atitude e interdisciplinaridade

"Comece de onde você está. Use o que você tem. Faça o que você pode". ( Arthur Robert Ashe Jr.)


 

A maioria dos docentes aceita que é necessário educar em valores democráticos, conforme assinala Carbonell (2002:94), mas se converte em minoria quando se trata de concretizá-los na sala de aula no processo educacional, mas sobretudo, de vontade e atitude: há falta de coerência entre o discurso e a prática.

A interdisciplinaridade máxima supõe uma nova cultura pedagógica da escola integrada no projeto educativo, e que a equipe docente assuma o compromisso de trabalhar cooperativamente para pensar um novo ensino, que tem como objetivo, entre outros, a compreensão critica da realidade como via para a formação de uma cidadania mais livre, ativa e democrática. Isto supõe adotar opções ideológicas e morais na hora de priorizar alguns valores e combater outros.


 


 


 


 

TRANSDISCIPLINARIDADE

" A maior descoberta de minha geração é que seres humanos podem modificar suas vidas apenas mudando suas atitudes mentais".( William James)


 

A  transdisciplinaridade não significa que as disciplinas colaboram entre si, mas significa que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. A transdisciplinaridade é mais integradora, ela organiza todo o conhecimento.

Este termo foi criado por Piaget no 1º Seminário Internacional sobre Pluri e Inter disciplinaridade, realizado na Universidade de Nice em 1970, onde o termo foi divulgado pela 1ª vez, dando inicio no estudo e pediu para os participantes pensassem no assunto.

         A carta da Transdisciplinaridade, produzida pela UNESCO no 1º Congresso Mundial de Transdisciplinaridade, 1994, realizado em Arrábida, Portugal, com a colaboração do CIRET, em que temos uma definição do conceito transdisciplinar:

         Artigo3: "(...) a transdisciplinaridade não procura o domínio sobre outras disciplinas, mas a abertura de todas elas, aquilo que as atravessa e as ultrapassa (...)"

         "Artigo 7: A transdisciplinaridade não constitui nem uma nova religião, nem uma nova filosofia, nem uma nova metafísica, nem uma ciência das ciências". 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Temas Transversais

"" Eu ouço e esqueço. Eu vejo e me lembro. Eu faço e entendo". (Confúcio)


 


 

Ética – Meio Ambiente – Pluralidade Cultural – Trabalho e consumo – Saúde e Educação Sexual. `´


 

Blocos Temáticos:


 

 Ética:

 Respeito Mútuo

                        Justiça social – inclusão

                        Dialogo

                        Solidariedade


 

Meio ambiente:

Ambiente  físico e biológico

Relações sociais, econômicas e culturais

Qualidade de vida

Equilibrio ambiental


 

Pluralidade Cultural:

Respeitar diferentes grupos e culturas

Incentivar o convívio dos diversos grupos

Promover enriquecimento cultural


 

Trabalho e consumo:

Consumo

Direitos

Desemprego

Outros


 

Saúde e Educação Sexual:

Noções básicas de higiene e saúde

Cada indíviduo é responsável pelo seu asseio e bem estar


 

TEMAS  COMPLEXOS COMO:

Drogas

AIDS

Gravidez na adolescência


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

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