Maria Elisia de Godoi

Maria Elisia de Godoi

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


 

Um novo mundo...uma nova educação


 

Um Novo Foco da Educação

Autora: Maria Elisia de Godoi


 

Apresentação: Um Novo Foco na Educação_____________________________

        O Curso um Novo Foco na Educação é destinado a profissionais da Educação Infantil, Fundamental e Eja, estudantes e ou pessoas que queiram ampliar seus conhecimentos com as novas propostas dos PCNs, novos paradigmas, novas metodologias.

        A principal legislação é a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), ela traça os rumos da educação e indica sua estrutura de sustentação. Define fundamentos, princípios, finalidades e objetivos.


 


 


 


 

SUMARIO - Um Novo Foco da Educação

  1. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
  2. Histórico das Leis
  3. Retrocesso ( Período Militar)
  4. Constituição 1988/A nova LDB
  5. Introdução de mudanças significativas
  6. a) organizações dos sistemas

    b) o funcionamento

    c) a dotação orçamentária

7- A concepção que fundamenta a Educação Básica na LDB

8 – Definição e abrangência do Ensino Infantil

9 – Definição e abrangência do Ensino Fundamental

10 – Definição e abrangência do Ensino Médio

11- Educadores: Agentes de mudanças

12 – Relação entre escola e comunidade

13 – Instrumentos e técnicas de Avaliação

14 – Avaliação num processo de aprendizagem

15 - Compreendendo a sociedade contemporânea.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Um novo foco da educação


"O que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito."

" Então vá lá e faça o seu melhor". (Willians Douglas)


 

A principal legislação é a Lei de Diretrizes e Bases (LDB)9394/96, ela traça os rumos da educação e indica sua estrutura de sustentação. Define fundamentos, princípios, finalidades e objetivos.

a)      Organização dos sistemas

b)      O funcionamento

c)       A dotação orçamentária

É o mais importante conjunto legal da educação nacional.

            A LDB 4.024/61, não era completa e deixava a desejar os anseios dos professores. A união só coordenava, mas os Estados é que ficaram com a tarefa de organizar, como é regional, a implantação ficou falha , pois depende da vontade política de cada Estado.

            Retrocesso: durante o Regime Militar (LDB 5692/72) refletia-se uma política centralizadora e ditatorial.

            A LDB muda decisivamente os rumos da educação nacional.

    Importante: A educação escolar passa a vincular-se ao mundo do trabalho e as práticas sociais.

    Inspira: os princípios de liberdade e solidariedade.

    Visa: o pleno desenvolvimento do indivíduo, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o mundo do trabalho.

        Com estes aspectos, cria várias mudanças como:

         Definição dos processos que caracterizam a globalização.

         Delineamento dos currículos nacionais e conteúdos mínimos da escola.

         As aprendizagens e competência que as crianças e os jovens devem desenvolver.

         Mudanças que trazem as seguintes conseqüências.

         Afetam as práticas de sala de aula empreendidas pelos professores.

          Mudam a forma de administrar e gerir a escola.

         Alteram as relações entre aqueles que estão envolvidos direto ou indiretamente com a educação.                        

Ao propor nova organização para a educação básica, a LDB modifica a estrutura, a abrangência e as formas de atendimento.

  
 

Também altera a estrutura didática da educação escolar e amplia o número de anos e as etapas da escolarização, que passa a ser composta por três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio.

    Estas são as propostas da LDB para um novo foco da educação.


 

    Mãos a obra!  


 


 


 


 

Educadores: Agentes de Mudanças



"Seja você  a  mudança  que você  quer  no  mundo"  (Gandhi)

    As propostas estão ai, no papel, nos livros, nas leis, nos decretos, nas     Universidades que preparam os futuros professores, mas depende muito da vontade de cada um fazer valer.

        Na faculdade: os alunos que se empenharem com uma nova visão e perspectiva de nova reestruturação.

        Nas escolas: os gestores se capacitarem, se democratizarem, não se isolar na autoridade, e se expandir com todas as idéias e acatar, socializar opiniões dos professores, funcionários, comunidades e fazer parcerias.

        Pais e Alunos: peças humanas importantes e fundamentais, sem eles não haveria razão de existir a escola.

        Foco: os professores têm a função importante de serem os agentes da mudança para um país mais educado e capacitado em todos os sentidos.


 


 

RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE


 


 

"Quem acende uma luz é o primeiro que se ilumina" (Autor desconhecido)

  
 

        Um dos fatores de êxito de uma escola é o apoio que recebe da comunidade.

        Este apoio não significa apenas financeiro, mas responsabilidade para o bem estar das crianças.

        A participação da família torna-se muito importante, para conhecermos as dificuldades da criança e para podermos ajudá-la.

         Existem várias formas pelas quis a escola pode abrir-se aos pais e à comunidade, como por exemplo, disponibilizar a escola para atividades da comunidade e promover maior integração entre bairros e assentamento.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem.


 


 

Quem avalia a avaliação?

        Achei interessante esta pergunta, pois os educadores brasileiros ainda não aprenderam a avaliar o ensino muito embora seja incorporado conceitos modernos de pedagogia, agora baseados em competências e habilidades.

        Ainda impera o modelo desenvolvimento pelos jesuítas no século XVI.

        As mudanças no decorrer deste tempo foram poucas e pequenas.

        Professor, alunos e colegas, através de um processo interativo devem participar da avaliação. Fica muito mais rico quando é desenvolvido por todos os envolvidos.

        Os super testes aplicados servem para revelar os problemas da escola.

        Se numa classe 50% dos alunos estão com média inferior, os problemas estão com os professores. Para resolver tem que capacitar o professor, através de ações sobre a educação.

        Se o problema está com um nº reduzido de alunos com nota baixa fica evidente que o problema é com o aluno, o professor tem que fazer trabalhos específicos com aquele aluno, aulas de reforço compartilhar com ele aquela dificuldade, então entra com atividades recuperadoras e avaliação carinhosa até ele chegar no patamar dos outros colegas.

        As técnicas avaliativas usadas neste caso de recuperação do aluno, para aprendizagem terá um feedback positivo. 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

A avaliação num processo de aprendizagem


 


 

A avaliação não deve em momento algum assumir uma forma de opressão.

A avaliação num processo de aprendizagem deve ser como um ato amoroso, acolhedor, compreensivo, deve acontecer para dar curso á vida e nunca para excluí-la.

A avaliação cria um clima de culpa, castigo e medo, esta tem sido a configuração na prática docente.

Com as novas propostas dos PCNS isto tem que mudar e passar a ser um fator que o erro é usado como fonte de crescimento, e as avaliações serem momentos de alegrias, satisfações e vida feliz.

Muita compreensão nesta hora senhores professores.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Compreendendo a sociedade contemporânea.


 

O Homem:

Na abordagem sócio-histórica o homem é visto como um ser histórico, e é construído através do tempo.

Os autores Vigotsky, Bakdtin e Suria, expressam em seus métodos, na análise de conceitos culturais gerados pela humanidade da época em que vive. A preocupação deles é encontrar meios / métodos de estudar o homem como unidade de corpo e mente, ser biológico e ser social e participante do processo histórico.

A escola:

Na contemporaneidade, a internet, esta mediando como um instrumento cultural, a linguagem escrita de um grupo de estudantes (usuários da internet) na construção da escrito. A abordagem sócio-histórica aponta a relação entre sujeitos. Sugere que os adolescentes precisam ser considerados parceiros dos pesquisadores na atualidade.

A escola vem sendo questionada acerca do seu papel ante as transformações econômicas, políticas, sociais e culturais do mundo.

Ela passa a ter responsabilidades com as transformações dos sistemas financeiros, tecnológicos, reestruturação da produção e desenvolvimento, etc.


 

Globalização:

 É a etapa de desenvolvimento do capitalismo em que o mundo se encontra atualmente, está atrelada à idéia de uma movimentação intensa e as pessoas estão em meio a um acelerado processo de integração e reestruturação capitalista:

"O homem é um animal amarrado a teias de significado que ele mesmo teceu, assume a cultura como sendo teias e a sua análise."

                                                                                      (Clifford Geertz, antropólogo americano)  


 


 


 


 


 


 


 


 

Educação Infantil


 


 

No Brasil Considera – se como educação infantil o período de vida escolar em que se atende  pedagogicamente crianças com idade de 0 a 5 anos e 11 meses.

A LDB chama o núcleo educacional que atende crianças de 0 a 3 anos de "creche".

O núcleo educacional que atende crianças de 4 a 5 anos e 11 meses se chama "pré – escola".

A avaliação fará mediante acompanhamento a registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para acesso ao ensino fundamental.

Houve modificação na Pré - escola alunos com 6 anos de idades devem obrigatória estar matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental.

Dispositivos legais que estabeleceram as modificações: projeto de Lei n º 144/2005,

Aprovado pelo senado em 25/01/2006, que estabeleceu a duração mínima de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade. Essa medida devera ser implantada até 2010 pelos municípios, Estados e Distrito Federal.


 


 


 



 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Ensino Fundamental


 


 

Foi ampliado para 9 (nove anos, passando a abranger a classe de alfabetização (fase anterior á 1º série, com matrícula obrigatória aos 6 anos) que até então, não fazia parte do ciclo obrigatório.

Passando agora a ser dessa maneira:

6 anos CA – Classe de alfabetização = 1 ano.

7 anos 1º série = 2º ano

8 anos 2º série = 3º ano

9 anos 3º série = 4º ano

10 anos 4º série = 5º ano

11 anos 5º série = 6º ano

12 anos 6º série = 7º ano

13 anos 7º série = 8º ano

14 anos 8º série = 9º ano


 

A organização do Ensino Fundamental divide-o em dois ciclos.

 - 1º corresponde os primeiros cinco anos (chamado anos iniciais) é desenvolvido, usualmente, em classes com um único professor.

 - 2º corresponde aos anos finais, nos quais o trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe de professores especialistas em diferentes disciplinas.


 


 


 



 


 


 


 


 

ENSINO MÉDIO

 
 


 

Até 1967 o Ensino Médio era dividido em três cursos: Cientifico, Curso Normal e o Curso Clássico.

Na sequência quem quisesse fazer o antigo Normal e o Clássico, tinha que fazer mais um ano.

Em 1993/2003 cria- se o Plano Decenal de Educação Para Todos  cujo objetivo principal  é recuperar  a qualidade de ensino, num processo de aprimorar sempre.

Era preciso então reformular a Educação Básica  do País  - a LDB 9394/96  estabelece  o caráter   do Ensino Médio como etapa final de escolaridade obrigatória, com a finalidade de aprofundar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, bem como a formação do cidadão para a vida  Social  e para o mercado de trabalho, oferecendo conhecimento básico necessário para o estudante ingressar no ensino superior.


 


 


 

 
 



 


 


 


 


 


 


 


 

        Referências  Bibliográficas


 


 

ADRIÃO, Thereza S OLIVEIRA, Romualdo P. de (orgs) Gestão, financiamento e direito á educação: análise da LDB e da Constituição federal. São Paulo: xamã, 2001.

FONTOURA, Amaral. Diretrizes e bases da educação nacional: introdução, crítica, comentários, interpretação. Rio de Janeiro: gráfica e Editora Aurora, 1969.

wikipedia.org/wiki/educação

Livros Pesquisados:

Gestão Educacional 4 –Unidades7e8 – Educadores, agentes de mudanças/2002, Uniararas.

Gestão Educacional 2 – Unidade 4 – Um novo foco para a educação/Uniararas.

Gestão Pedagógica 2 –Unidade 8 – A Pratica Interdisciplinar/Uniararas

Gestão Pedagógica 3 – Unidades 6e7-Avaliação do processo ensino-aprendizagem/Uniararas.

Gestão Escolar – Unidade1- abordagem sócio- histórico/ Uniararas.

Cetrans- Centro de Educação Transdisciplinar, UNIPAZ-RJ - Wikipédia

Lev Semenovitch Vygotsky (sendo o sobrenome também transliterado como VigotskiVygotski ouVigotsky) (
Orsha5 de Novembro de 1896, — Moscou11 de Junho de 1934), foi um psicólogo bielo-russo.


Sir Jean William Fritz Piaget (Neuchâtel9 de agosto de 1896 — Genebra16 de setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o maior expoente do estudo do desenvolvimento cognitivo.



 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

Biografia da Autora


 


 


 


 


 


 


 


 

Prof. Elisia

Autora:Maria Elisia de Godoi nasceu em Resende/RJ em 1942, meus pais vieram para Taubaté em 1948 onde fui criada, estudei, trabalhei, e me casei, tive seis filhos, vinte e um netos e um bisneto. Sempre adorei ler e escrever hoje sou Pedagoga, e me realizei, o curso veio de encontro dos meus ideais e com o auxilio da informática, pretendo fazer um Feedback, trocando idéias sobre Leis e propostas atuais para uma melhor qualidade vida. "Deste mundo nada vou levar, somente o que eu fizer de bom será computado, portanto vou caprichar sendo o mais útil possível para os meus semelhantes" Amo vocês...


  

Cursos Concluídos e Qualificações Complementares

         Pedagogia – Gestão – Professora Ensino Infantil e Fundamental até 5º série

         Conselheira de Saúde – Faculdade Dehoniana

         Promotoras Legais – SOS Mulher de Taubaté

         Computação Básica – UNITAU

         Ação Social Voluntária – UNITAU

     Recursos Humanos – Escola do Trabalho de Taubaté

         Contabilidade Básica – Escola do Trabalho de Taubaté

         Logística – Escola do Trabalho de Taubaté

         Auxiliar de Enfermagem – Irmandade de Misericórdia de Taubaté

         Gerente de Loja – SENAC

         Decoradora – SENAC

         Gestão de pequenos Negócios – AVAPE

         Atendimento ao Cliente – AVAPE

         Operadora de Telemarketing/telefonista – AVAPE / Instituto Sue-len-SJC

         Capacitação em DSTs/HIV/AIDS – Departamento Médico Municipal – Tté

         Agentes Públicos Municipais – Controladoria Geral da União 2006-2009


 

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